Investimento em Fatores – Quality Minus Junk

Investimento em Fatores – Quality Minus Junk

Introdução

Nos últimos dois artigos que escrevi, tratei de dois fatores cujas informações para tomada de decisão estavam relacionadas apenas ao preço dos ativos e de suas variações em relação ao índice de mercado. Agora, a ideia é mostrar como os dados fundamentalistas oriundos dos balanços das empresas também podem nos dar informações para uma alocação rentável utilizando a estratégia Quality Minus Junk.

Quality Minus Junk

O nosso modelo consiste em comprar ações de empresas rentáveis (Quality) e vender as ações de empresas pouco rentáveis (Junk).

No desenvolvimento de uma estratégia de qualidade, várias informações podem ser utilizadas de uma maneira agregada, ou apenas uma delas.

Tais medidas de rentabilidade incluem o Retorno sobre patrimônio líquido (ROE), Retorno sobre ativos (ROA), Lucro Bruto sobre Ativos (GPOA), Fluxo de Caixa sobre Ativos (CFOA) entre outras.

Em nosso modelo, utilizamos apenas uma medida de rentabilidade.

Os ativos do IBrX 100 foram organizados por ordem decrescente, comprando-se os 30% primeiros (mais qualidade) e vendendo-se os 30% últimos (menos qualidade).

Como é comum em nossas análises, não levamos em consideração os custos de transação.

O modelo é revisto todo final de trimestre, já com todos os dados disponíveis (as empresas divulgam balanços trimestralmente). Os resultados são surpreendentes.

Resultados

A estratégia de Quality minus Junk teve um retorno anualizado de 24,8% no período testado (desde fev/2011 até jun/2017) o que equivale a 223,5% do CDI. No mesmo período, este teve uma rentabilidade anualizada de 11,1%.

A volatilidade da estratégia é de 9,91% ao ano, o que resulta em um Índice de Sharpe de 1,38 (tratei sobre o índice de sharpe no primeiro artigo).

Em comparação às outras duas estratégias, o Quality minus Junk foi a que apresentou a menor volatilidade e o melhor resultado.

O próximo passo é avaliar de que forma as estratégias se relacionam e combiná-las de maneira a obter uma estratégia com menos risco e maior retorno.