Início de 2024: Incertezas e Oportunidades
De certa forma, o ano de 2023 termina com as mesmas incertezas macroeconômicas com que começou. A trajetória da inflação e das taxas de juros, somada ao risco de recessão global, devem seguir impactando os mercados em 2024. Com isso em mente, entendemos que é um momento oportuno para os alocadores olharem os impactos que os investimentos alternativos podem ter em seus portfólios.
Desafios e Estratégias no Mercado Atual
Atualmente, as empresas enfrentam diversos desafios, desde um cenário macroeconômico volátil até um aumento nos custos de capital. Ainda assim, aparecem possibilidades mais claras de diferenciar empresas vencedoras e perdedoras. Logo, estratégias que explorem dados relativos das companhias passam a ter um valor agregado maior, seja através de uma estratégia long-only que, de certa forma, busca ativos que vão superar o mercado, ou estratégias de valor relativo, como os fundos long-short.
O Brasil como Terreno Fértil para Investimentos
O Brasil é um terreno potencial para essas estratégias. A recente desaceleração da inflação e flexibilização das taxas de juros tendem a aumentar a dispersão de retornos, gerando um conjunto de oportunidades atraentes em termos de valor relativo e alpha. A incerteza econômica foi um tema constante em 2023, com muitos players prevendo uma recessão que não se materializou.
Já em 2024, para aqueles que continuam acreditando nesse mesmo caminho, reafirmamos as estratégias propostas com diversificação e mitigação do risco de cauda, principalmente nos instrumentos long-short.
Reavaliação das Previsões Econômicas para 2024
Também contribuindo para o caso de diversificação está a grande divergência nos caminhos de política de diferentes países do mundo, com os Estados Unidos, por exemplo, no final do seu ciclo de aperto, o Japão, com taxas reais negativas e o Brasil em ciclo de afrouxamento monetário. Finalmente, é importante recordar do ano de 2022, onde tivemos um cenário incerto em relação a política econômica em função da eleição presidencial no Brasil.
Oportunidades em Produtos de Investimentos Alternativos
Então, onde de fato estão as oportunidades para diversificação em produtos alternativos? Acreditamos que o ambiente atual cria espaço para estratégias de fatores, que podem capturar de maneira mais eficiente as divergências de resultados esperados das companhias bem como proporcionar uma maior diversificação através desses portfólios que apresentam pouco risco específico.
Potencial de Investimentos Alternativos: Fundos Multifatores
Os alocadores podem considerar os fundos multifatores, dado o seu potencial para proporcionar retornos diversificados. Com uma gestão sistemática “no comando”, um fundo multifatores pode ser capaz de entregar fontes de alfa diferentes e limitar correlações indesejadas entre estratégias.
A estrutura de mercado se tornou uma grande preocupação em diversos países, principalmente para investidores de ações, com índices dominados por ações large-cap que tem representado algo entre 40-60% da atribuição de performance dos benchmarks. Isso é praticamente um vento contrário para gestores ativos.
Estratégias de Fatores no Ambiente Atual
Isto não quer dizer que essas estratégias alternativas não enfrentarão seus próprios desafios no ambiente atual. Contudo, acreditamos que estratégias de fatores podem aprimorar muito os portfólios em 2024.
Para ajudar em sua própria tomada de decisão, acompanhe o desempenho de nossos produtos e como eles se correlacionam com as estratégias de value investing tradicionais, no que tange o Multifatores FIA, e com o Índice de Hedge Funds Anbima, no que refere-se ao Absoluto FIM. Em 2024, compartilharemos insights e avaliações periódicas sobre nossos veículos, incluindo uma visão de comportamento dos fatores e como elas se relacionam com diferentes produtos de um portfólio diversificado de estratégias.